Itajaí deve instalar “botão do pânico” para segurança de médicos e enfermeiros em unidades de saúde

Após três incidentes envolvendo agressões a profissionais dos serviços públicos de saúde do município, a Secretaria de Saúde registrou na manhã desta quarta-feira (20) mais uma ocorrência do gênero. O caso de agressão verbal ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros.
 
Por volta das 8h20, um médico da UPA foi agredido verbalmente por uma paciente após não conceder o atestado desejado. De acordo com a diretoria da Unidade de Pronto Atendimento, o médico seguiu os procedimentos habituais de análise clínica e, mediante verificação dos exames de raio-x apresentados, constatou que não havia necessidade de conceder o atestado. Após as ofensas, a agressora foi retirada do local e a vítima registrou um Boletim de Ocorrência.
 
Na última semana também foi registrado no mesmo local um caso parecido de agressão. Devido aos recorrentes atos de violência contra os profissionais do sistema público de saúde, a Secretaria iniciou o processo para contratação de mais vigilantes, que reforçarão a segurança nas unidades.
 
Ainda, serão instalados botões do pânico e a Polícia Militar fará rondas nas UPAs e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A secretaria está elaborando um credenciamento que visa atendimento multidisciplinar aos servidores da saúde tanto para defesa pessoal quanto para suporte psicológico frente as agressões. 
 
“Nossos servidores estão com medo. Alguns estão inclusive trocando os horários de serviço com medo de atuarem no período nortuno, principalmente as mulheres. A Secretaria de Saúde já está reforçando a segurança principalmente nas UPAs e unidades polos, que ficam abertas até mais tarde”, explica a Secretária de Saúde, Dra. Mylene Lavado. Ela destaca ainda que atitudes violentas contra servidores da secretaria não serão toleradas.
 
Dra. Mylene afirma que a pasta estuda a implementação de saídas de emergência para os pontos de atendimento. “Nosso objetivo é reestabelecer o bem-estar nos ambientes públicos de saúde e garantir que quem cuida da população também seja tratado com respeito, isso é o mínimo”. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou recentemente as tratativas de credenciamento para fornecer atendimento psicológico aos profissionais da saúde do Município.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de E-mail não será publicado.