Fundada por Dario Luiz Vitali e família, empresa de Itajaí (SC) superou desafios e se transformou em uma das mais respeitadas indústrias de pescados do país.
ITAJAÍ, SC, 01/09 – No dia 1º de setembro de 1995, uma mesa de escritório emprestada tornou-se o ponto de partida de um sonho familiar dos irmãos Vitali: Dario, Gerson, Maria Elena e Eliseu. Trinta anos depois, a Vitalmar Comércio e Indústria de Pescados se tornou um legado. De um começo tímido e desafiador, a empresa cresceu para se tornar uma referência nacional. Com um amplo mix de produtos disponíveis aos consumidores, a Vitalmar celebra a terceira década reafirmando seu compromisso com a qualidade, a inovação e, acima de tudo, a valorização de seus mais de 300 (trezentos) colaboradores diretos e um número considerável de colaboradores indiretos, mostrando que, mais importante do que a estrutura, são as pessoas que dão vida a ela.
Desde o início, a jornada da Vitalmar acontece a partir de sua cidade, Itajaí, a capital nacional da pesca. “Já estávamos inseridos no contexto pesqueiro”, relembra o fundador Dario Luiz Vitali. Foi dessa vivência e da união familiar que nasceu a ideia – e o nome, uma fusão de “vital”, extraído do sobrenome Vitali, com “mar”, que era e é sua principal matéria-prima e paixão.
Os primeiros passos foram de perseverança e superação. “Começamos tímidos, muito tímidos; a primeira mesa de escritório nem era nossa, era emprestada, e começamos as atividades ali. Começo difícil, sem dinheiro, mas com muita força de vontade, muita disposição, muita garra, muita vontade de vencer, de virar o jogo”, conta Dario. No início, o foco era a terceirização. “Nós comprávamos o pescado fresco e usávamos o espaço das indústrias para transformar, congelar e embalar… Acreditamos ser uma empresa que recomeçou o processo de terceirização, uma vez que a comercialização já era realizada internamente. Isso nos permitiu tornar a marca conhecida no mercado”, explica Dario.
O primeiro grande marco veio em 1997, com a mudança para a sede própria, onde a empresa está instalada até hoje. “Sentimos a necessidade de ter um espaço próprio, um espaço onde poderíamos nos desenvolver mais, onde teríamos capacidade de crescer e produzir da forma como imaginávamos, e foi quando surgiu a oportunidade de migrarmos para essa planta, que hoje é nossa”, revela Dario. Com o tempo, a empresa expandiu sua operação, conquistando as certificações que lhe permitiram atuar em mercados cada vez mais exigentes e que são sinônimo de um selo incontestável de qualidade e segurança alimentar.
O Alicerce Humano de Três Décadas
Para a Vitalmar, o sucesso sempre foi uma equação que coloca as pessoas no centro. Com uma filosofia que enxerga a empresa como “um fator social”, a organização construiu sua história sobre o alicerce do respeito. “Cada colaborador é uma ferramenta indispensável para o crescimento e para a perenidade”, afirma Vitali. Essa crença se materializa em uma de suas frases mais emblemáticas: “Eu digo que isso aqui é uma estrutura física, e a única coisa que dá vida a essa estrutura física são as pessoas.”
São essas pessoas as verdadeiras construtoras dessa história. Colaboradores como Dona Natalia, seu genro Josemi e sua neta Jeniffer: três gerações que encontraram na Vitalmar mais do que emprego e renda, mas um lugar para crescer. “Eles são a história. Essas pessoas com quem convivemos no dia a dia são a história da empresa. Junto conosco, ajudaram a construir cada alicerce”, reflete o fundador.
A filosofia da Vitalmar se traduziu em ações concretas: programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com SESI e SENAI, uma biblioteca com mais de 550 livros, sala de lazer e um pacote de benefícios que visa valorizar os colaboradores. “Nós, nesses anos todos, não medimos esforços para ter aqui na empresa pessoas satisfeitas, formadas, que melhoraram, que galgaram degraus e que construíram essa história de 30 anos.”
Crescimento Sustentável e Consciência Social
A partir de 2005, a Vitalmar ampliou seu alcance ao entrar decisivamente no mercado varejista, levando a qualidade do pescado congelado diretamente para a mesa das famílias brasileiras. E, para Dario, o futuro da pesca é promissor. “Eu vejo que a pesca tem muito para crescer. Eu diria que a pesca é a grande fronteira da proteína animal atualmente”, projeta.
Esse crescimento sempre esteve atrelado a uma profunda responsabilidade socioambiental na Vitalmar. A empresa coleciona conquistas do Selo Social e foi premiada como “Empresa Destaque na Área Social”. A captação e o tratamento próprios de água compõem um rígido controle de processos, garantindo que a relação com o meio ambiente seja sempre de respeito e sustentabilidade.
Um Olhar para o Futuro, com Gratidão
Ao celebrar três décadas, o sentimento que predomina é o de gratidão por ter construído uma trajetória correta e significativa. “É muito gratificante. É olhar para trás e dizer: fizemos a coisa certa, acertamos!”, comemora o fundador. Ele reforça o orgulho em pertencer a Itajaí, “a capital da pesca”. “A Vitalmar está inserida na cidade que leva esse nome, leva esse título, e que efetivamente o representa com dignidade”, aponta.
Nas redes sociais, Dario Luiz Vitali publicou uma mensagem de agradecimento e celebração: “Gente, trinta anos, três décadas de histórias… Quando essa empresa surgiu, não imaginávamos que estaríamos aqui hoje falando disso, mas você veja como a vida nos leva e nos encaminha. Então, a você, colaborador, a você, parceiro, fornecedor, cliente, amigo, enfim, a todas aquelas pessoas — a nós, familiares — que tanto trabalhamos para que isso acontecesse, eu só tenho a agradecer. Acho que só temos que dizer assim, de forma muito extensiva: muito obrigado, bem longo, com muitos ‘os’, com muita ênfase, porque, gente, é com muito orgulho que chegamos até aqui, com isso que temos, com esse momento glorioso, esse momento feliz, encarando as dificuldades, superando obstáculos… mas aqui, firmes e fortes, porque, gente, nós somos frutos da dificuldade. E quem sabe, sabe: a dificuldade tem sempre a capacidade de superar obstáculos. Então, hoje queremos nos parabenizar por esse momento e por essa alegria que isso nos traz, para dizer que outros 30 anos nos esperam.”
— Dario Luiz Vitali, Fundador da Vitalmar.
Sobre a Vitalmar
Fundada em 1º de setembro de 1995, em Itajaí (SC), a Vitalmar é uma indústria e comércio de pescados e frutos do mar. Com uma área de 16.000 m² e capacidade de armazenagem de 2.400 toneladas, a empresa atua em todo o território nacional e no mercado internacional. Sua operação, que emprega 300 (trezentos) colaboradores diretos e um número considerável de colaboradores indiretos, é guiada pela missão de “industrializar e comercializar alimentos prioritariamente da pesca, cumprindo com todos os preceitos que regem a nossa atividade”, sempre pautada pela ética e pelo respeito em todas as relações.
Contato com a Imprensa:
Yana Tomaz
📧 compras@vitalmar.com.br
📞 (47) 99912-0098 – (47) 3248-6500
🌐 www.vitalmar.com.br — @vitalmarpescados
📍 R. David Adão Schmitt, 620 — Nova Brasília, Itajaí — SC, 88305-400.
Deixe uma resposta