O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), lançou o programa Educação Levada a Sério nesta quinta-feira, 28, em Florianópolis. Durante o evento, o governador Jorginho Mello e a secretária Luciane Bisognin Ceretta apresentaram o maior pacote de investimentos da história do Governo do Estado na Educação. O valor investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos de ações na educação pública catarinense.
“A Educação sempre foi uma das minhas prioridades. Desde o início da gestão, com a criação do Universidade Gratuita, a realização do maior concurso para professores e profissionais administrativos, a criação do CaTec. O Educação Levada a Sério representa um novo momento, que irá transformar ainda mais o ensino e a infraestrutura das nossas escolas”, destaca o governador Jorginho Mello.
Os quatro eixos que formam o programa são: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+. Estas frentes constituem ações que atuarão em áreas primordiais para uma educação de qualidade em Santa Catarina, como a melhoria da infraestrutura escolar, a formação continuada de professores, o desenvolvimento do ensino técnico e da economia regional.

“O Educação Levada a Sério é uma iniciativa que vai nortear as nossas ações em todas as principais frentes para viabilizar uma educação de qualidade. Queremos transformar a Educação de Santa Catarina e, para isso, é preciso investir. Tenho certeza que nossos estudantes e equipes pedagógicas vão colher muitos frutos com todas essas ações que vamos colocar em prática”, ressalta a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
O aprendizado dos estudantes é diretamente influenciado pelas condições oferecidas pela escola. Por isso, o Governo de Santa Catarina investirá mais de R$ 3,5 bilhões em melhorias de infraestrutura, manutenção, uniformes, material escolar, segurança escolar e conectividade.
A partir do Escola Boa, mais de 500 mil estudantes matriculados na rede estadual receberão kits individuais de material escolar e todos receberão uniformes. Além disso, todas as 1.038 escolas estaduais terão grandes melhorias nas condições de ensino, com disponibilização de wi-fi e equipamentos tecnológicos para fins educacionais, climatização das salas de aula, vigilância eletrônica, novos mobiliários, novos materiais esportivos para as aulas de educação física e a implementação de fazendas fotovoltaicas para economia e sustentabilidade ambiental.
Os novos investimentos também contemplam a infraestrutura geral com reformas e ampliações de unidades, construções de parquinhos, ginásios, quadras de areia e novas escolas. Além disso, todas receberão serviços de manutenção.
Deixe uma resposta